domingo, 22 de novembro de 2015

Magico Ilusionista Harry Houdini


Ehrich Weisz que tinha um nome artístico muito conhecido na época de 1918 foi um dos escapista e ilusionista mas famoso. Quando ele ainda era novo sua filha emigrou para os E.U.A, teve uma infância muito pobre por isso teve que trabalhar muito cedo para ajudar em casa, ele era judeu e filho de rabino conhecido como Rabino Mayer Samuel Weisz que ao chegar na América se tornou rabino. Houdini sempre se sentiu um pouco diferente de seus sete irmãos um artista laico do que um próprio religioso mas nunca deixou de se lembrar de onde ele veiou. Ele já foi perfurador de poços, fotografo, contorcionista, trapezista e foi também um ferreiro que neste trabalho aprendeu muito e que ajudaria ele mais tarde a se transforma num dos maiores magico ilusionista do mundo. Em quanto ele fazia apresentações de trapézio foi percebendo que a magica chamou mas a sua atenção e assim começou a se dedicar aquilo, seu pai era contra mas depois começou a aceitar. E assim ele não queria mas ser chamado de "Ehrich, o filho do rabino", e passou a se chamar de "Harry Houdini", em homenagem ao seu mestre. Em 1893 passou a apresentar-se com alguns de seus irmãos assim criando um show chamado " The Houdini Brothers". Durante a uma de suas apresentações conheceu Bess Rahner uma jovem americana que veiou a se casar e assim se tornando sua assistente de palco. 



Houdini pronto para uma apresentação em 1899

A grande virada de Houdini foi quando ele conheceu o empresario Martin Beck que ficou impressionado com suas apresentações,encaixou Houdini em espetáculos de grandes mágicos ate o inicio do ano de 1900, e assim Houdini retornou a Europa mas dessa vez em uma turnê exclusiva. O grande ato de Houdini era chamado de "Handcuff Act" que era se livrar-se de uma caixa de prisão e com esse truque lhe trouxe fama e fortuna. E sua turnê passou em vários lugares como Inglaterra, Escócia, Holanda, Alemanha, França e Rússia. Em cada cidade os policiais locais gostava de testar Houdini prendendo ele em suas celas mas Houdini sempre conseguia escapar.

Houdini e um elefante (1918)

Durante os anos de 1907 e 1910 eles fez grandes sucesso na América como saida de jaulas e claro sempre fazia o seu grande espetáculo que era "Handcuff Act", causando sempre uma grande empolgação na plateia. Em 1912 Houdini chegou em seu Ápice conseguindo superar todos os seus concorrentes com um ato chamado "Chinese Water Cell" na qual o seu numero era ser suspenso pelas pernas e colocado dentro de um aquário de vidro cheio de água e preso, amarrado e imobilizado e em instantes ele deveria se soltar-se. Houdini teria 3 minutos para se soltar ou sua assistente de palco teria que quebrar o aquário e retira-lo. E depois disso passou a se apresentar com números assim que ele tivesse que se libertar não só de algemas mas como de correntes e cadeados, dentro de tanques fechados, dentro e fora d'água de todo o jeito que ele encontra-se. E assim fez um sucesso enorme e ate hoje ninguém conseguiu desvendar seus truques por completo, mesmo ele ter escrito boa parte de seus segredos em livro.

Cartaz de divulgação dos shows em que Houdini desmascarava os "fenômenos paranormais".

Houdini tinha habilidades impressionantes. Era capaz, por exemplo, de ficar vários minutos dentro de água sem respirar. E foi numa destas demonstrações de suas habilidades a "incrível resistência torácica" - que ele morreu. Após apresentar o número para uma platéia de estudantes em Montreal, no Canadá, enquanto ele ainda exibia o "super" tórax, um dos estudantes, boxeador amador, invadiu os bastidores e sem dar tempo para que Houdini preparasse os músculos, golpeou-lhe o abdômen com dois socos. Os violentos golpes romperam-lhe o apêndice, e  uma semana depois ele morreu, num hospital de Detroit. Era o fim de Harry Houdini, considerado até hoje o maior mágico que já existiu.Houdini também atuou como um desenganador, tentando desmascarar determinadas pessoas que segundo ele eram charlatões disfarçados de paranormais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário