domingo, 27 de dezembro de 2015

Sereias mito ou historia real...

Como sabemos o espaço é mais explorado que o próprio mar. E sempre temos especulações de novas especies.E claro não podemos deixar de de sitar um ser mais que fantástico e mais que misterioso sim as sereias, esta criatura que não sabemos ao certo se existe ou não, muito dizem que sim outros acho que não. Mas e você o que acha ?

Reza a lenda que as sereias tem um canto magico uma cantoria que quando escuta fica totalmente enfeitiçado e apenas vai seguindo aquela doce canção, sem nem saber aonde esta indo. Normalmente isso era contado por pescadores e piratas que navegavam por ai e eram enfeitiçado por essas criaturas com voz doce


Ulisses amarrado para escapar
 das sereias
.Dizem que tem uma lenda que filhas do rio Achelous e da musa Terpsícore que habitavam os rochedos entre a ilha de Capri e a costa de Itália.Os marinheiros que passavam por lá eram enfeitiçados com seus cantos, e morriam. Odisseu, personagem do livro Odisseia de Homero, conseguiu salvar-se porque colocou cera nos ouvidos dos seus marinheiros e amarrou-se ao mastro de seu navio, para poder ouvi-las sem poder aproximar-se.

Como dizem que as serias são:

1 As sereias são seres aquáticos com a cabeça e o torso de uma mulher e a cauda de um peixe.
2 Sereia modernas estão sendo representadas com caudas de golfinho
3 São dotadas de uma grande beleza
4 Cantam com tanta doçura que atraem os tripulantes dos navios que passam por elas, fazendo os navios colidiram com os rochedos e afundarem
5 Seus únicos apetrechos são pentes e espelhos
6 Supõe-se que podem causar e acalmar tempestades à vontade e que, como a Esfinge, elas podem levar homens a armadilhas com questões e enigmas.
7 Segundo a lenda, o único jeito de derrotar uma sereia, seria cantar melhor do que ela.

Dizem que já avistaram as sereias em alguns canto por ai. Quando se começou a desenvolver as navegações por ai tudo que se encontrava era novidade, e claro falavam que avistaram sereias. Até mesmo o historico Cristovão Colombo disse que avistou três sereias perto do Haiti. Ele achou suas sereias menos bonitas e mais masculinas do que esperava. 
Outros exemplos são os relatos por Sir Richard Whitburne, que viu uma quando descobria a Terra Nova em 1610, e a tripulação de Henry Hudson viu outra.
Os homens de Hendrik [Henry] Hudson viram uma sereia em 15 de junho de 1608: "do umbigo para cima, suas costas e seios eram como os de uma mulher (...) sua pele era muito branca e o longo cabelo, de cor negra, caía para trás. Ao mergulhar, viram sua cauda, que era como a cauda de um golfinho, mas pintada como a de uma cavala."
Em 1620, o capitão Richard Whitbourne viu uma sereia quando estava à beira da baía de St. John, na Terra Nova. Seu rosto era belo, mas tinha listras azuis na pele no lugar de cabelo. As proporções de sua cauda eram "como uma flecha de farpas largas".
Em 1614, o capitão John Smith, navegando nas Índias Ocidentais, viu uma sereia "nadando com toda a graça possível perto da costa". Observou que as orelhas eram muito longas, mas que de resto ela era bela. Seu cabelo era verde e ela era um peixe da cintura para baixo.

Fotos de sereias na internet 


É na internet se encontra muitas fotos de sereias mas é claro que a maioria das vezes são montagens.

Múmia sereia do Templo Myouchi. Os proprietários do templo a mantém em um pequeno baú de madeira, longe do público.

Obra de Juan Cabana


Sereia encontrada na Bulgária - Será?

Sereias que foram "Filmadas."

Este vídeo é um trecho de um documentário sobre sereias e mostra uma filmagem feita com uma sonda submarina em 06/03/2013 por Dr. Torsten Schmidt (Geólogo Marinho). Ele estava a 3.000 metros de profundidade na costa da Groenlândia quando fez o vídeo.




Um dos registros mais incríveis de uma sereia foi feito em Kiryat Yam, Israel. Nesse vídeo vemos um rochedo e nele uma sereia, que ao perceber a filmagem foge para o mar.

Documentário do Canal Animal Planet.

Bom o canal Animal Planet algum tempo fizeram um certo documentário que fez renascer o mito que são as sereias ou talvez não, com a exibição do documentário sereias (Mermaids: The Body Found).Nele é afirmado que elas existem, são mostradas gravações com celulares, reconstituições e cientistas da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration - Orgão Federal Americano) dão depoimentos falando sobre suas pesquisas sobre as sereias. Incrível, as sereias existem! Será que é verdade? Existem sereias mesmo? É verdadeiro este documentário?.

Infelizmente o youtube retirou o documentário do ar e vou ficar devendo ele para você... Mas nem tudo está perdido! Com o sucesso do documentário, fizeram uma continuação chamada "Sereias: Uma Nova Evidência", que você pode assistir abaixo:

Mas nem tudo é o que parece... Infelizmente

Bom poderia ter colocado as fontes bibliográficas aqui e terminar a matéria, mas como não quero enganar meus leitores, eu tenho que revelar algumas verdades: todos os vídeos e fotos que você viu até agora são na verdade montagens e fraudes...

Vamos começar com os vídeos e documentários: Os vídeos da sereia na rede e da sereia registrada no fundo do mar na Groenlândia são trechos do documentário que citei acima: Sereias e sua continuação Sereias: Uma Nova Evidência. Na realidade é tudo uma fraude. Os cientistas na verdade são atores e tudo foi encenado.No documentário mostra um misterioso som encontrado no fundo do oceano e o relacionam às sereias. É mentira. O som chama-se Bloop que já já estara aqui explicando o que é.

Esse tipo de genero cinematografico que se chama "Mockumentary"(mock=falso,simulado).

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) precisou negar, em comunicado, a existência das sereias, depois da exibição deste documentário.Existem vários outros exemplos de mockumentary, como os filmes: A Bruxa de Blair, REC, Atividade Paranormal, O Caçador de Trolls e Holocausto Canibal. O Contatos de 4º Grau eu me recuso a acreditar que é :). Resumindo: são filmes que parecem reais.

O outro vídeo, da sereia sobre as rochas, surgiu em novembro de 2009 e foi feito pelo ex-militar Shlomo Coheen. A coincidência é que um mês antes, o prefeito da cidade israelense de Kiryat Yam, situada em Raifa Bay, às margens do mar Mediterrâneo, Shmuel Sisso, chamou a a atenção do mundo quando instituiu que a Administração Pública concederia um prêmio - de um milhão de dólares - a qualquer pessoa que provasse a presença/existência de sereias nas praias da região. Golpe de sorte do ex-militar ou fraude? O quadro "Detetive Virtual" do Fantástico desvendou a fraude.

Os relatos de avistamentos: Nunca sabemos ao certo o que os marinheiros viram, mas muitos dizem que podem ser peixes-bois e outros mamíferos aquáticos semelhantes, hoje classificados cientificamente como "sirenídeos" ou ainda focas e outros pinípedes.



Fotos ou mitos: Em 1800, artesãos japoneses começaram a entender que falsificar sereias era um bom negócio e começaram a fabricar "sereias", que eles falavam que foram capturadas na ilha de Fiji. Elas eram feitas com uma cabeça de macaco, o torso de um bebê orangotango e a cauda de um peixe.Essas "sereias" ficaram mundialmente conhecidas por causa do diretor de circo P. T. Barnum, que apresentava a "Sereia de Fiji" em seus espetáculos. Seus anúncios davam a impressão de que se poderia ver a sereia viva, mas obviamente o que se mostrava era esse grotesco espécime preservado. Ele fez fortuna com essas sereias.Mais tarde, as sereias de P. T. Barnum passaram para a coleção de Ripley, o fundador do programa “Acredite se Quiser”.
Dugongo, mamífero do oceano Índico, vulgarmente conhecido por homem-peixe e vaca-marinha. Pode ter enganado muitos marinheiros e feito eles pensarem ser sereias...
Atualmente, muita gente fabrica sereias, como o artista plastico americano Juan Cabana, que adora sereias, fadas, elfos e faz destes seres a inspiração para suas esculturas. Ele usa carne, pele, cola, órgãos, couro e outros materiais para deixá-las bem realista. Além disso, fotografa sempre as esculturas em seus ambientes naturais, como oceanos e florestas. Quase todas as fotos que utilizei aqui, são na verdade esculturas feitas por ele.



Juan Cabana e uma sereia feita por ele.


Um dos casos mais famosos no Brasil relacionados à sereias feitas por Juan Cabana é o caso da sereia encontrada em Manaus-AM.





Calmas meus caros leitores não fiquem triste tem muitos cientistas por ai que acreditam que elas existem.

Uma das teorias é a Hipótese do Macaco Aquático: ancestrais mais ou menos próximos dos humanos teriam adotado, durante um certo período, um estilo de vida semiaquático na costa africana, seja pela necessidade de buscar alimento na água ou de defender-se de predadores.De qualquer modo, esse fato pode ter influenciado sua evolução, gerando uma subespécie anfíbia, enquanto outros hominídeos mantiveram uma existência puramente terrestre.Embora tenha sido abandonada ao longo dos anos, ao menos três estudiosos – Max Westenhofer, ideólogo, Sir Alister Hardy, biólogo marinho, e Elaine Morgan, escritora feminista – se dedicaram a desenvolver essa teoria.

Há múltiplas explicações que justificam a Hipótese do Macaco Aquático, entre elas:

1. O fato de sermos os únicos primatas que não tem o corpo totalmente recoberto por pelos, uma condição só existente em ambientes aquáticos ou subterrâneos.

2. Os humanos são os únicos mamíferos bípedes. Essa transformação não ocorreria facilmente na savana africana, onde evoluíram os primeiros homens. Já na água, o corpo humano tende a manter essa posição.

3. A respiração do ser humano é diferente da de outros mamíferos, já que temos a capacidade de controlá-la voluntariamente. Tal como os mamíferos marinhos, podemos inalar o ar necessário para mergulhar e depois voltar à superfície para respirar.

4. Assim como os mamíferos aquáticos, e ao contrário dos terrestres, os humanos possuem uma reserva de gordura que retêm durante todo o ano.

5. As lágrimas, a sudorese excessiva e a porção de pele que separa o polegar do dedo indicador sugerem antepassados aquáticos segundo os adeptos da teoria.

6. Por último, nossa facilidade de nadar, em comparação à falta de jeito de muitos mamíferos terrestres na água, sugere que evoluímos de seres aquáticos.


Macaco Aquático seria uma subespécie anfíbia.
Como muitos já perceberam, existem alguns problemas com a teoria já que existem muitos mamíferos aquáticos totalmente peludos, como lontras e castores. Por outro lado, nenhum mamífero aquático é bípede, e o mais importante, em nenhum momento foram encontrados vestígios fósseis que comprovem a existência de “macacos aquáticos” ou sereias.

Como vimos ao longo da matéria não se tem muitas provas que elas existem a ainda, mas não a prova de quem não estão por ai. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário