E então a solução que Rei Luís 16 " sim, aquele que mais tarde foi decapitado pela Revolução Francesa" encontrou foi a remoção dos ossos de milhões de parisienses dos cemitérios em superlotação. Não se tem registros de como foi a conversa entre o responsável pela obra e o Rei, mas eu acho que deve ter sido mais ou menos assim:
"Mas onde irei jogar 6 milhões de ossos, ó majestade?"
"Ahhhhhhh, taca tudo esses indigentes naquelas galerias que ficam debaixo de Paris, mas ora!".
Bom para explicar melhor sobre essas galerias que o Rei sitou é que Paris tem 300 quilômetros de galerias subterrâneas, que são existentes por causa de uma serie de desabamentos. Essas galerias foram construídas por antigas mineradoras que retiravam dali pedras para construir Paris que cresceu, cresceu, cresceu...ate ocupar toda a área acima das galerias.
Entrada de um dos túneis das Catacumbas de Paris
Mas só pode andar nessas catacumbas ate um certo ponto pois você pode acabar se perdendo e nunca mais achar a saída de volta para a superfície, mesmo se você quiser ir ate la na parte proibida precisa-se de um guia que saiba para onde esta indo e que tenha um mapa sim por mais que esse lugar seja sombrio ele tem um mapa. Uma historia famosa foi de Phillibert Aspairt que em 1793, ele entrou nas catacumbas e se perdeu Philibert só foi encontrado 11 anos mais tarde e claro morto mas há quem diz que essa historia é uma lenda, mas nunca se sabe e melhor não se arriscar na parte proibida deste lugar. Mas mesmo assim foi construída com tumba para ele la em baixo.
Trecho das catacumbas que pode ser visitado legalmente
Tumba de Philibert Aspairt
Nenhum comentário:
Postar um comentário