O Universo como a terra é um lugar muito estranho e que se tem muito a explorar, o universo como dizem por ai só tende a se expandir muito mais e a cada dia ele parece maior e assim mais estrelas e galaxias para se descobrir e conhecer, estudos recentes sugerem que a estrutura do universo se estende por mais de 150 bilhões de anos-luz de diâmetro embora o cosmos tenha 13,7 bilhões de anos.
10 Estrela em hipervelocidade
Quando as vezes esta se observando o céu e passa algo em alto velocidade dizem que são estrelas mas na verdade são os meteoros, mas quem disse que as estrelas cadentes não existem mas são raríssimas de uma em 100 milhões de anos. Em 2005, os astrônomos descobriram a primeira estrela em hipervelocidade deixando uma galáxia a 850 quilômetros por segundo bom dez vezes mais rápida que o movimento de uma estrela comum. Existem algumas hipóteses que explicam por que essas estrelas raras são arremessadas no espaço sideral, entre eles, as explosões de supernovas e buracos negros gigantescos.
09 Buracos Negros
Da fronteira gravitacional de um buraco negro - o chamado "horizonte de eventos" - nem a luz, nem a matéria conseguem escapar.Os astrofísicos acreditam que estrelas agonizantes, com uma massa três a 20 vezes maior que a do Sol, formariam esses estranhos objetos. No centro das galaxias, podem existir buracos negros de 10 mil a 18 milhões de vezes mais pesado que o sol,alimentados por gases, poeira cósmica, estrelas e buracos negros pequenos. E quanto aos de tamanho médio? Por incrível que pareça, as evidências de sua existência são escassas e questionáveis.
08 Magnetares
Bom o sol uma vez a cada 25 dias ele gira, deixando deformado gradualmente o seu campo magnético. Bom imagine uma estrela agonizante que pesa mais do que o sol, se desfazendo em um bloco de apenas 20 quilômetros de diâmetro.Como uma bailarina girando e fechando os braços, essa mudança de tamanho faz com que a estrela e seu campo magnético girem descontroladamente. " Cálculos mostram que esses corpos celestes têm campos magnéticos temporários cerca de um milhão de bilhões de vezes mais potentes que o da Terra o suficiente para destruir seu cartão de crédito a centenas de milhares de quilômetros de distância e deformar átomos, transformando-osm em cilindros ultrafinos."
07 Neutrinos
Pegue uma moeda no bolso e segure-a por um segundo. Bom cerca de 150 bilhões de partículas minúsculas e quase sem massa chamadas neutrinos acabaram de atravessá-las como se ela nem existisse.Cientistas descobriram que os neutrinos se originam do material nuclear das estrelas (vivas ou em explosão) e do Big Bang.Essas partículas elementares vêm em três "sabores", e o que é ainda mais estranho, parecem desaparecer sem motivo aparente. Como os neutrinos ocasionalmente interagem com a matéria "normal", como água e óleo mineral, os cientistas esperam usá-los como um telescópio revolucionário, capaz de ver além das regiões do universo obscurecidas por poeira e gás.
06 Matéria escura
Se você colocasse toda a energia e matéria do cosmos em uma torta e a dividisse, o resultado seria impressionante. Todas as galáxias, estrelas, planetas, cometas, asteroides, poeira, gases e partículas compõem apenas 4% do universo conhecido. Bom cerca de uma boa parte do que chamamos de "matéria" é cerca de 23% do universo e é invisível para os instrumentos e olhos humanos.Os cientistas conseguem observar a atração gravitacional da matéria escura em estrelas e galáxias, mas procuram formas de detectá-la diretamente. Eles acreditam que partículas semelhantes a neutrinos, mas com uma massa muito maior, formariam sua estrutura misteriosa e invisível.
05 Energia escura
De acordo com a nossa logica da torta em dividir a energia, bom a energia escura forma nada menos que 73% do universo que conhecemos. Ela parece permear todo o espaço e afastar cada vez mais as galáxias umas das das outras, em velocidades progressivamente mais altas. Alguns cosmólogos acreditam que essa expansão vai transformar a Via Láctea em um "universo-ilha" em alguns trilhões de anos, sem outras galáxias visíveis e outros especulam que o ritmo de expansão do universo será tão acelerado que haverá uma "Big Rip", ou seja, uma grande ruptura. Se isso realmente acontecer, a força da energia escura vai superar a da gravidade, desagregando estrelas e planetas, e também as forças que mantêm as partículas coesas, as moléculas que formam essas partículas e, finalmente, os átomos e partículas subatômicas. Pelo o que indica a humanidade não vai mais estar em existência para presenciar essa catástrofe.
04 Planetas
Até pode parecer estranho pois vivemos em um planeta que chega a ser estranho, bom mas o fato é que eles os planetas estão entre os corpos celestes mais misteriosos de universo. Até o momento, nenhuma teoria conseguiu explicar como os discos de gás e poeira que giram ao redor das estrelas formam os planetas - especialmente os rochosos. Para complicar, a maior parte de um planeta está oculto sob sua superfície. Equipamentos avançados podem fornecer algumas pistas, mas até agora exploramos apenas alguns planetas do Sistema Solar.O primeiro planeta fora da nossa vizinhança celestial foi detectado em 1999, e as primeiras imagens de um exoplaneta autêntico só foram captadas em novembro de 2008.
03 Gravidade
Existe uma força que permite a combustão das estrelas,a coesão dos planetas e a órbita dos corpos celestes é uma das mais difusas do cosmos e também uma das mais fracas. Os cientistas tentam aperfeiçoar para que possam descrever e prever a gravidade, e mesmo assim ainda não sabem a sua origem e assim continua um misterio. Alguns teóricos acreditam que partículas infinitesimais chamadas grávitons exercem força sobre toda matéria, mas ainda não há meios de detectá-las. Mas esta caçada pela procura da causa da gravidade esta longe de acabar, os cientistas estão procurando abalos intensos no universo, as chamadas ondas gravitacionais. Se forem detectadas (talvez a partir de uma fusão de buracos negros), a teoria de Albert Einstein de que o universo possui um "tecido" de espaço-tempo teria um argumento sólido.
02 Vida
A matéria e a energia são abundantes no universo, mas somente em alguns lugares o lançamento de dados cósmicos é perfeito a ponto de gerar a vida. A compreensão dos ingredientes básicos e das condições necessárias para a ocorrência desse estranho fenômeno é maior agora, graças à abundância de vida na Terra. A receita exata para transformar os elementos básicos, como carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, fósforo e enxofre, em um organismo continua sendo um mistério. Os cientistas procuram novas regiões do Sistema Solar onde a vida pode ter existido (ou ainda existir). Um dos locais promissores são as luas que contêm água no subsolo, que podem ser a base de uma teoria convincente para a origem da vida.
01 Universo
A origem da energia e da matéria e do próprio universo ainda é um grande mistério a ser desvendado pela humanidade. Com a base na chamada radiação cósmica de fundo, os cientistas acreditam que os cosmos ser formaram atrás do "Big Bang" uma expansão de energia a partir de uma estado de calor e densidade elevadíssimos, no entanto descrever o tempo antes desse evento talvez seja impossível. Mesmo assim, as pesquisas de fissão atômica em busca das partículas que se formaram logo após o Big Bang pode lançar uma nova luz sobre a misteriosa existência do universo - e torná-lo um pouco menos estranho do que é hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário