Das obras de Leonardo Da Vinci sem duvidas Mona lisa é uma dos maiores mistérios e enigmáticas já criada por um homem,as quais já foram alvos de muitos estudos e pesquisas que diziam haver algo escondido na Última Ceia ou no sorriso enigmático de Mona Lisa. Criada no começo do século XVI e dada ao rei da França no final do século XVII, a Mona Lisa passou a habitar os aposentos do Louvre, um dos maiores museus já criados, onde repousa até hoje, mas pouco mais de 500 anos após sua criação, o cientista francês Pascal Cotte perturbou seu descanso e afirma ter encontrado um retrato escondido na obra-prima de da Vinci.
Mas para chegar a esta descoberta,Cotte utilizou-se uma recente técnica chamada de método amplificador de camadas ( LAM) para poder descobrir não apenas um segundo retrato, mas sim uma outra Mona lisa por trás daquela conhecida mundialmente. A pintura não sofreu danos nenhum. Depois de bombardeá-la com diversas intensidades de luzes diferentes e captá-las em uma câmara, Cotte percebeu diversas pequenas mudanças, que serviram para indicar variações não visíveis a olho nu, já que cada camada contava como um “relevo” na leitura. Segundo Cotte, a LAM é capaz de detectar até mesmo as mínimas e finas camadas de uma pintura, indicando se há e quantas camadas uma pintura possui
O que mostra que o retrato de Mona Lisa que vemos hoje não é na verdade a verdadeira Lisa, seria ela uma impostora? Ou apenas um disfarce? Sabe-se apenas que quando Leonardo da Vinci estava construindo o quadro, ele estava pintando Lisa Gherardini, ou pelo menos em uma de suas camadas... Qual será a verdadeira história por trás dessas Mona Lisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário