Bom P.T Barnum ele já foi chamado de muitas coisas como " pai do pop", "príncipe da falcatrua", avô de toda a publicidade do século 19. Empresário multimídia muito antes de existir toda essa mídia. Barnum chocou muito e odiado e amado por m,muitos. Phineas Taylor Barnum nasceu em 18010 no interior de connecticut aos 25 anos foi tentar a vida em Nova York.Ele aceitava qualquer trabalho quando chegou, mas ai descobriu que ele poderia sobreviver fazendo aquilo que mais gostava pregando peças nas pessoas.A primeira falcatrua de Barnum que deu certo foi de uma escrava chamada Joice Heth que dizia que tinha 161 anos. Logo quando o interesse pela escrava começou a diminuir ele mandou uma carta anônima paea um jornal dizendo que a velha era uma simples fraude, e dizia que ela não era humana e sim uma máquina feita de ossos de baleia e couvo velho. A mentira é claro atraiu e milhares de pessoas pois queriam ver de perto a "mulher-robô". E P.T Barnum ficou rico e aprendeu que as pessoas gostam de ser enganadas e assim seria o seu publico.
Então Barnum viajou com essa aberrações até 1841, ai foi quando abriu o museu de curiosidades e, Nova York. A peça mais famosa do museu era resto de uma sereia que se chamava "Sereia Fiji" mas na verdade era o torso de um macaco com o rabo de peixe costurado, não é atoa que esse cara era um mestre quando se falava de fraudes. Com a fama do museu fez com que Barnum se torna-se uma das figuras publicadas mais popular nesta época, e ele fez história por que ate hoje ele ainda é lembrado como um dos maiores falsários da historia. Um do seus personagens, o anão "General" Tom Thumb, que dançava, cantava e fazia piadas,viajou o mundo e ganhou fãs como Abraham Lincoln e a rainha Vitória, da Inglaterra.
Tom Thumb,Lavinia Warren, Commodore Nutt |
Quando outros falsários se apresentaram, Barnum ultrapassou-os. George Hull, um arqueólogo que forjou a descoberta do gigante de Cardiff supostamente um fóssil humano, na verdade uma escultura de gesso corroída por ácido teve sua obra superada por um similar apresentado como “o verdadeiro” gigante. Ao ver as filas na porta do museu de Barnum para visitar a falsificação da falsificação, Hull disse a frase que entraria para a história como sendo de Barnum: “Nasce um trouxa a cada minuto”.
No final da vida Barnum foi prefeito de Bridgeport, Connecticut. Continuou ativo até morrer, em 1891. O gigante de Cardiff ainda é exibido em Nova York, a 9 dólares por cabeça, enquanto a réplica de Barnum está num museu em Michigan. Algumas coisas não mudam: o público ainda gosta de ser enganado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário